Seminário Dança, Teatro e Educação
Interessado em potencializar a aproximação entre os futuros
licenciados, professores da rede pública de ensino, universidade e escola
básica, este seminário tem também como proposta constituir parcerias frutíferas
através da promoção do encontro entre os profissionais da arte e da educação
com os órgãos públicos competentes pela cultura e educação no Brasil, bem como
do diálogo com as leis, parâmetros e planos governamentais voltados à arte/educação
no contexto da Dança e Teatro no Brasil.
Coordenação: Denise Parra e Rosa Primo.
Coordenação Científica: Thereza Rocha.
Comissão Científica: Abimaelson Santos, Denise Parra, Pablo Assumpção, Patrícia Caetano, Renata Silva, Rosa Primo, Taryn Stazak e Thereza Rocha.
Organização Geral: Abimaelson Santos, Denise Parra, Rosa Primo e Thereza Rocha.
Líderes do grupo: Rosa Cristina Primo Gadelha
Área Predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Link no diretório de Grupo de Pesquisa do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00898038IEOV5G
Área Predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Link no diretório de Grupo de Pesquisa do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00898038IEOV5G
Pesquisadores:
Denise Vendrami Parra | Rosa Cristina Primo Gadelha | ||||
Leonel Borges Brum | Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva | ||||
Pablo Assumpção Barros Costa | Thereza Cristina Rocha Cardoso | ||||
Paulo Sergio Caldas de Almeida |
Estudantes: Allan Diniz, Ariel Volkova, Clarissa Costa, Felipe Querino, Herbeline Holanda, Hortência Cavalcante, Indira Brígido, Isabel Rodrigues, Islânia Lopes, Izabel Sousa, Janaína Bento, João Paulo Barros, Letícia Rocha, Luisa Viana, Nat Rayzel, Raquel Maria, Thalita de Oliveira, Thayane Cavalcante, Thiago Torres, Thyara Matos, Victória Andrade e William Monte.
Linhas de Pesquisa:
- Composição e Dramaturgia em Dança
- Concepções Filosóficas do Corpo em Cena
- Corpo e Educação
- Performance
- Técnica, Arte e Docência em Dança
QUINTAL / PIBIC
Nome do grupo: QUINTAL: dança, pensamento, outras dramaturgias e regimes de dizibilidade
Líder do grupo: Thereza Cristina Rocha Cardoso (Thereza Rocha)
Área Predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Link no diretório de Grupo de Pesquisa do CNPQ:
Pesquisadores:
Andrei Bessa Siqueira Campos
Andréia da Silva Pires
Leonel Borges Brum
Marise Léo Pestana da Silva
Patricia de Lima Caetano
Thereza Cristina Rocha Cardoso
Estudantes: Indira Brígido Bezerra Sales; João Paulo Rodrigues Barros
Linha de pesquisa:
Dança|Pensamento: modos de fazer
Pesquisa PIBIC:
Por uma (des)ontologia da dança em sua contemporaneidade: uma escrita de processo
A pesquisa interroga o sentido de contemporaneidade presente no vocábulo dança contemporânea através de um suporte filosófico. Supõe que ele designe um estado insuperável de devir da dança como meio. Assim, dizer dança contemporânea seria o mesmo que dizer que uma dança — certa obra em particular — interroga a Dança em sua origem, entendida entretanto não como essência, uma que pudesse ser ontologicamente definida, mas como um perpétuo exercício de diferença em relação a si. Seu estudo, portanto, requisitaria outra ontologia, uma (des)ontologia talvez, para compreensão de seu estatuto estético. Neste caminho, a pesquisa pretende questionar o papel da teoria na busca por uma composição textual contemporânea à própria dança da qual se aproxima. Empenhada na produção deste mesmo coeficiente interno de diferença na própria escritura, a pesquisa toma como procedimento a escrita de processo — conceito operativo proposto e inaugurado na tese de doutorado (UNIRIO, 2012) da Profa. Orientadora Thereza Rocha —que serve aqui de motor da experimentação da escrita e da escrita tomada como experimentação, trabalhando a produção textual como uma espécie de dramaturgia do conceito. Neste caminho, a pesquisa intenta contribuir para a produção de saber específico em artes, tomado desde o início como um conhecer-fazer, para além da dicotomia teoria/prática. Explicitando as conexões entre duas instâncias de pesquisa em arte — a acadêmica e a de criação — pretende fazer da escrita em dança, um exercício desafiado pela hibridação entre o seu formato e a natureza do objeto investigado.
Bolsista PIBIC 2014/2015:
Edinaldo Meireles Soeiro Júnior (Júnior Meireles)
Bolsista PIBIC 2013/2014:
João Paulo Rodrigues Barros
PIBID
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, promovido pela CAPES, em que os alunos licenciandos recebem uma bolsa para atuar nas escolas públicas em sua área de atuação, no nosso caso a dança.
Na Dança, o projeto propõe o desenvolvimento de um projeto de ensino que instigue o saber-aprender e o saber-ensinar, mediados pela criação/invenção em dança em diálogo com projeto pedagógico do curso de licenciatura em dança.
A metodologia de ação desenvolve intervenções artístico-pedagógicas (oficinas) dos bolsistas do curso de Dança da UFC com os estudantes das escolas participantes do projeto: Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná e Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. César Cals. Além das oficinas, o projeto também desenvolve atividades relacionadas a docência que abrange a participação da comunidade, como aulas uma vez por mês em cada escola e o subprojeto Redes(cobertas).
Coordenação:
Rosa Primo.
Rosa Primo.
Colaboração:
Denise Parra.
Denise Parra.
Bolsistas:
Ana Carolina Moreira, Cristiane Arrais, Edcleyton Rodrigues, Danielle Freitas, Elane Fonseca, Gerciane Miranda, Hortência Cavalcante, Isabella Moreira, Leonice de Oliveira, Letícia Rocha, Luana Caetano, Luana Reis, Lucas Oliveira, Luisa Bessa, Nathália Araújo, Radmila Frota, Wesley Cândido.
Ana Carolina Moreira, Cristiane Arrais, Edcleyton Rodrigues, Danielle Freitas, Elane Fonseca, Gerciane Miranda, Hortência Cavalcante, Isabella Moreira, Leonice de Oliveira, Letícia Rocha, Luana Caetano, Luana Reis, Lucas Oliveira, Luisa Bessa, Nathália Araújo, Radmila Frota, Wesley Cândido.
Projeto de Extensão (PREX/UFC)
Articulações entre dança no ensino superior e na educação básica
O objetivo do projeto é desenvolver ações de extensão, tais como criação de grupos de estudos, realização de rodas de conversas e oficinas, apreciação de vídeos, de trabalhos e aulas de e com dança, entre outras atividades que ampliem a capacidade de interlocação entre universidade e sociedade, criando oportunidades para que discentes e docentes do ensino superior (ensino formal), educação básica (ensino formal) e do ensino não-formal possam compartilhar saberes e práticas, possibilitando experiências promissoras relativas à processos de ensino/aprendizagem em e com dança.
Equipe do projeto: Emyle Daltro, Rosa Primo e Islânia Lopes.
Instituições parceiras: EEFM CERE - Professora Maria José Santos Ferreira Gomes.
EEFM Balbina Jucá Albuquerque.
Escola de dança Vila das Artes.
DocDança
O docdança é um espaço de difusão e circulação de obras e materiais diversos referentes à dança e suas interfaces e que colabora com o ensino, a pesquisa e as ações de extensão ligados à área artística na Universidade Federal do Ceará. O objetivo é constituir e disponibilizar um acervo de livros, teses, dissertações, ensaios, periódicos, catálogos e vídeos em suportes e formatos variados, que colaborem para disseminar os saberes e fazeres em torno das artes.
Coordenador: Paulo Caldas.
Bolsistas: Thalita de Oliveira (Safira Oril) e Thyara Matos.
Blog:
Docdança
LAS
A
proposta deste projeto surgiu a partir dos encontros do grupo de estudos Laboratório Abrigos Sensíveis: Encontros
Poéticos em Dança (LAS), o qual reúne docentes e alunos de Licenciatura e
Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do
Ceará (ICA/UFC). O LAS iniciou seus trabalhos em maio de 2013, com a iniciativa
da Profª Thaís Gonçalves e seus monitores/bolsistas do PID – Programa de
Iniciação à Docência. Atualmente, a professora Patrícia Caetano assume a
coordenação do grupo. Desde 2014, o LAS conta com 3 bolsitas Secult-Arte UFC,
além de outros discentes, todos vinculados ao curso de Graduação em Dança do
ICA-UFC. No LAS investigamos as relações sensíveis com o corpo que possam nos
levar a outros modos de aprendizagem e criação em dança. Para tanto, propomos
investigar as possibilidades do corpo e do movimento por meio de métodos
inspirados na Educação Somática, campo que propõe uma aprendizagem do corpo em
suas dimensões imagéticas, sensoriais, motoras e cognitivas, dissolvendo assim,
a dualidade mente-corpo.
No atual projeto propomos pesquisar
laboratorialmente processos de criação artística que tenham como eixo norteador
a corporeidade em seu aspecto sensorial. Aqui, interessa-nos as possibilidades
de diálogo que se estabelecem entre a dança e as demais áreas de conhecimento
em artes, como os hibridismos entre dança e performance, e entre dança e artes
visuais. Neste contexto, as proposições de dois artistas plásticos brasileiros,
Lygia Clark e Hélio Oiticica, nos atraem especialmente. Tratam-se de ações
inspiradas em artistas que evidenciam a sensorialidade em suas criações e
procedimentos artísticos, nas quas o público é convidado a uma experimentação
sensorial e estética, que pode se dar por meio do uso de imagens, odores, sons
e sabores, propiciando múltiplos estados corpóreos.
Colaboradores: Edvaldo Souza, Janaína Bento e Thiago Torres.
Bolsistas: Elane Fonseca, Ítalo Campos e Leticia Akiyama.
Fã-page:
Tumblr:
Midiadança: laboratório de dança e multimídia
Laboratório voltado para pesquisa teórica, experimentação e produção artística de obras de dança em conexão com as diversas mídias digitais contemporâneas. Impantado em 2013, o lab tem apoio institucional da Secult-Arte UFC.
Coordenador: Leonel Brum
Colaboradores: Paulo Caldas e David Leão
Participantes:
Bolsistas
Ariel Volkova, Indira Brígido e Felipe Querino.
Voluntários
Allan Diniz, Herbeline Holanda, Isabel Rodrigues, Nat Rayzel e Safira Oril.
Midiadança
Memória Viva
O
projeto de pesquisa Memória Viva é uma ação de docentes e discentes dos
cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança, em parceria com o curso
de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, todos vinculados ao Instituto de
Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, reunidos numa proposta
que se dará em três linhas de ação.
A
primeira linha de ação reúne diversos artistas da dança que fizeram e
fazem a história da dança no Ceará para ministrarem palestras, onde cada
convidado conta sua história na dança, sua trajetória artística, os
modos de criação, produção e difusão que atravessam seu percurso na
dança.
A
segunda linha de ação é composta por palestras com artistas e
professores que se dedicam ao estudo da história da dança, em seus
diferentes aspectos teóricos, estéticos e filosóficos. Os mesmos
profissionais realizam, cada um, uma oficina voltada aos alunos dos
cursos de Dança da UFC e ao público em geral interessado em dança.
O Projeto de extensão Memória Viva foi aprovado no edital Proext 2011- MEC.
Coordenador: Thaís Gonçalves (Dança).
Professores colaboradores: Diego Hoefel (Cinema e Audiovisual) e Leonel Brum (Dança).
Bolsistas da Dança: Isabella Moreira, Luana Caetano, Luisa Viana, Márcia Azevedo, Marjorye Maciel, Natália Almada.
Bolsistas do Cinema e Audiovisual: Breno Baptista, Mariana Nunes e Samuel Brasileiro.
Projeto Improvisa
Esse projeto tem por objetivo desenvolver a improvisação. Trata‐se de uma situação em dança, a partir de uma atitude do corpo em processo inventivo. Para tanto, encontros de improvisação e sessões de estudo/pesquisa artística buscam experimentar a invenção, o estado e a corporeidade dançante que atravessam o instante e a composição – cuja transliteração constrói‐se a partir de uma poética do corpo em movimento.
Coordenação:
Rosa Primo.
Rosa Primo.
Colaboração:
Denise Parra.
Denise Parra.
Integrantes:
Bolsistas:
Clarissa Costa, João Paulo Barros, Luisa Viana e William Monte.
Estagiária:
Izabel Sousa.
Clarissa Costa, João Paulo Barros, Luisa Viana e William Monte.
Estagiária:
Izabel Sousa.
Tumblr: Improvisa
Fã-Page: Improvisa
Canal no Youtube: ImprovisaCorpóreos
O #Corpóreos: laboratório de pesquisa de movimentos tem
como objetivo aproximar da comunidade, tanto acadêmica quanto externa,
os eixos formativos dos cursos de Dança por meio de aulas
prático-teórica. As aulas são, acima de tudo, um compartilhamento de
saberes e têm por base dois eixos: pesquisa de movimento e criação em
dança.
Esse
projeto foi implantado em 2015 e é vinculado à Secretaria de Cultura
Artística (SECULT ARTE) da Universidade Federal do Ceará.
Coordenador: Paulo Caldas
Bolsista: Thayane Cavalcante
Colaboradores: Hortência Cavalcante, Indira Brigido, Janaína Bento, Letícia Rocha, Raquel Maria e Thiago Torres.
Córporeos
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