Essa página será redirecionada para o nosso site oficial, www.danca.ufc.br

Projetos

        Seminário Dança, Teatro e Educação


Interessado em potencializar a aproximação entre os futuros licenciados, professores da rede pública de ensino, universidade e escola básica, este seminário tem também como proposta constituir parcerias frutíferas através da promoção do encontro entre os profissionais da arte e da educação com os órgãos públicos competentes pela cultura e educação no Brasil, bem como do diálogo com as leis, parâmetros e planos governamentais voltados à arte/educação no contexto da Dança e Teatro no Brasil.


Coordenação: Denise Parra e Rosa Primo.
Coordenação Científica: Thereza Rocha.
Comissão Científica: Abimaelson Santos, Denise Parra, Pablo Assumpção, Patrícia Caetano, Renata Silva, Rosa Primo, Taryn Stazak e Thereza Rocha.
Organização Geral: Abimaelson Santos, Denise Parra, Rosa Primo e Thereza Rocha.
Bolsistas: Izabel Souza, Herbeline Holanda, Maria Isabel Rodrigues e Victória Andrade.

Fã-Page: SDTE
Site: SDTE

                                       
                     Concepções Filosóficas do Corpo em Cena

 

Nome do grupo: Concepções Filosóficas do Corpo em Cena
Líderes do grupo: Rosa Cristina Primo Gadelha
Área Predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Link no diretório de Grupo de Pesquisa do CNPQ:  
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00898038IEOV5G

Pesquisadores:

Estudantes: Allan Diniz, Ariel Volkova, Clarissa Costa, Felipe Querino, Herbeline Holanda, Hortência Cavalcante, Indira Brígido, Isabel Rodrigues,  Islânia Lopes, Izabel Sousa, Janaína Bento, João Paulo Barros, Letícia Rocha, Luisa Viana, Nat Rayzel, Raquel Maria, Thalita de Oliveira, Thayane Cavalcante, Thiago Torres, Thyara Matos, Victória Andrade e William Monte.


Linhas de Pesquisa: 





QUINTAL / PIBIC


Nome do grupo: QUINTAL: dança, pensamento, outras dramaturgias e regimes de dizibilidade
Líder do grupo: Thereza Cristina Rocha Cardoso (Thereza Rocha)
Área Predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Link no diretório de Grupo de Pesquisa do CNPQ:

Pesquisadores:
Andrei Bessa Siqueira Campos
Andréia da Silva Pires
Leonel Borges Brum
Marise Léo Pestana da Silva
Patricia de Lima Caetano
Thereza Cristina Rocha Cardoso

Estudantes: Indira Brígido Bezerra SalesJoão Paulo Rodrigues Barros

Linha de pesquisa:
Dança|Pensamento: modos de fazer

Pesquisa PIBIC:
Por uma (des)ontologia da dança em sua contemporaneidade: uma escrita de processo

A pesquisa interroga o sentido de contemporaneidade presente no vocábulo dança contemporânea através de um suporte filosófico. Supõe que ele designe um estado insuperável de devir da dança como meio. Assim, dizer dança contemporânea seria o mesmo que dizer que uma dança — certa obra em particular — interroga a Dançem sua origem, entendida entretanto não como essência, uma que pudesse ser ontologicamente definida, mas como um perpétuo exercício de diferença em relação a si. Seu estudo, portanto, requisitaria outra ontologia, uma (des)ontologia talvez, para compreensão de seu estatuto estético. Neste caminho, a pesquisa pretende questionar o papel da teoria na busca por uma composição textual contemporânea à própria dança da qual se aproxima. Empenhada na produção deste mesmo coeficiente interno de diferença na própria escritura, a pesquisa toma como procedimento a escrita de processo — conceito operativo proposto e inaugurado na tese de doutorado (UNIRIO, 2012) da Profa. Orientadora Thereza Rocha que serve aqui de motor da experimentação da escrita e da escrita tomada como experimentaçãotrabalhando a produção textual como uma espécie de dramaturgia do conceito. Neste caminho, a pesquisa intenta contribuir para a produção de saber específico em artes, tomado desde o início como um conhecer-fazer, para além da dicotomia teoria/prática. Explicitando as conexões entre duas instâncias de pesquisa em arte — a acadêmica e a de criação — pretende fazer da escrita em dança, um exercício desafiado pela hibridação entre o seu formato e a natureza do objeto investigado.

Bolsista PIBIC 2014/2015:
Edinaldo Meireles Soeiro Júnior (Júnior Meireles)
Bolsista PIBIC 2013/2014:
João Paulo Rodrigues Barros


PIBID


O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, promovido pela CAPES, em que os alunos licenciandos recebem uma bolsa para atuar nas escolas públicas em sua área de atuação, no nosso caso a dança.
Na Dança, o projeto propõe o desenvolvimento de um projeto de ensino que instigue o saber-aprender e o saber-ensinar, mediados pela criação/invenção em dança em diálogo com projeto pedagógico do curso de licenciatura em dança.
A metodologia de ação desenvolve intervenções artístico-pedagógicas (oficinas) dos bolsistas do curso de Dança da UFC com os estudantes das escolas participantes do projeto: Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná e Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. César Cals. Além das oficinas, o projeto também desenvolve atividades relacionadas a docência que abrange a participação da comunidade, como aulas uma vez por mês em cada escola e o subprojeto Redes(cobertas)

Coordenação:
Rosa Primo.
Colaboração:
Denise Parra.
Bolsistas:
Ana Carolina Moreira, Cristiane Arrais, Edcleyton Rodrigues, Danielle Freitas, Elane Fonseca, Gerciane Miranda, Hortência Cavalcante, Isabella Moreira, Leonice de Oliveira, Letícia Rocha, Luana Caetano, Luana Reis, Lucas Oliveira, Luisa Bessa, Nathália Araújo, Radmila Frota, Wesley Cândido.

                                       Projeto de Extensão (PREX/UFC)
Articulações entre dança no ensino superior e na educação básica


O objetivo do projeto é desenvolver ações de extensão, tais como criação de grupos de estudos, realização de rodas de conversas e oficinas, apreciação de vídeos, de trabalhos e aulas de e com dança, entre outras atividades que ampliem a capacidade de interlocação entre universidade e sociedade, criando oportunidades para que discentes e docentes do ensino superior (ensino formal), educação básica (ensino formal) e do ensino não-formal possam compartilhar saberes e práticas, possibilitando experiências promissoras relativas à processos de ensino/aprendizagem  em e com dança.

Equipe do projeto: Emyle Daltro, Rosa Primo e Islânia Lopes.
Instituições parceiras: EEFM CERE - Professora Maria José Santos Ferreira Gomes.
                                    EEFM Balbina Jucá Albuquerque.
                                    Escola de dança Vila das Artes.



DocDança



O docdança é um espaço de difusão e circulação de obras e materiais diversos referentes à dança e suas interfaces e que colabora com o ensino, a pesquisa e as ações de extensão ligados à área artística na Universidade Federal do Ceará. O objetivo é constituir e disponibilizar um acervo de livros, teses, dissertações, ensaios, periódicos, catálogos e vídeos em suportes e formatos variados, que colaborem para disseminar os saberes e fazeres em torno das artes.


Coordenador: Paulo Caldas.

Bolsistas: Thalita de Oliveira (Safira Oril) e Thyara Matos.

Blog:

Docdança

LAS


A proposta deste projeto surgiu a partir dos encontros do grupo de estudos Laboratório Abrigos Sensíveis: Encontros Poéticos em Dança (LAS), o qual reúne docentes e alunos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). O LAS iniciou seus trabalhos em maio de 2013, com a iniciativa da Profª Thaís Gonçalves e seus monitores/bolsistas do PID – Programa de Iniciação à Docência. Atualmente, a professora Patrícia Caetano assume a coordenação do grupo. Desde 2014, o LAS conta com 3 bolsitas Secult-Arte UFC, além de outros discentes, todos vinculados ao curso de Graduação em Dança do ICA-UFC. No LAS investigamos as relações sensíveis com o corpo que possam nos levar a outros modos de aprendizagem e criação em dança. Para tanto, propomos investigar as possibilidades do corpo e do movimento por meio de métodos inspirados na Educação Somática, campo que propõe uma aprendizagem do corpo em suas dimensões imagéticas, sensoriais, motoras e cognitivas, dissolvendo assim, a dualidade mente-corpo.

No atual projeto propomos pesquisar laboratorialmente processos de criação artística que tenham como eixo norteador a corporeidade em seu aspecto sensorial. Aqui, interessa-nos as possibilidades de diálogo que se estabelecem entre a dança e as demais áreas de conhecimento em artes, como os hibridismos entre dança e performance, e entre dança e artes visuais. Neste contexto, as proposições de dois artistas plásticos brasileiros, Lygia Clark e Hélio Oiticica, nos atraem especialmente. Tratam-se de ações inspiradas em artistas que evidenciam a sensorialidade em suas criações e procedimentos artísticos, nas quas o público é convidado a uma experimentação sensorial e estética, que pode se dar por meio do uso de imagens, odores, sons e sabores, propiciando múltiplos estados corpóreos. 

Colaboradores: Edvaldo Souza, Janaína Bento e Thiago Torres.
Bolsistas: Elane Fonseca, Ítalo Campos e Leticia Akiyama.

Fã-page: 
Tumblr: 
                                  

Midiadança: laboratório de dança e multimídia 



Laboratório voltado para pesquisa teórica, experimentação e produção artística de obras de dança em conexão com as diversas mídias digitais contemporâneas. Impantado em 2013, o lab tem apoio institucional da Secult-Arte UFC.

Coordenador: Leonel Brum
Colaboradores: Paulo Caldas e David Leão

Participantes:
Bolsistas
Ariel Volkova, Indira Brígido e Felipe Querino.

Voluntários
Allan Diniz, Herbeline Holanda, Isabel Rodrigues, Nat Rayzel e Safira Oril.

Fã-Page:
Midiadança



                                      Memória Viva

O projeto de pesquisa Memória Viva é uma ação de docentes e discentes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança, em parceria com o curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, todos vinculados ao Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, reunidos numa proposta que se dará em três linhas de ação.

A primeira linha de ação reúne diversos artistas da dança que fizeram e fazem a história da dança no Ceará para ministrarem palestras, onde cada convidado conta sua história na dança, sua trajetória artística, os modos de criação, produção e difusão que atravessam seu percurso na dança.

A segunda linha de ação é composta por palestras com artistas e professores que se dedicam ao estudo da história da dança, em seus diferentes aspectos teóricos, estéticos e filosóficos. Os mesmos profissionais realizam, cada um, uma oficina voltada aos alunos dos cursos de Dança da UFC e ao público em geral interessado em dança.
O Projeto de extensão Memória Viva foi aprovado no edital Proext 2011- MEC.

Coordenador: Thaís Gonçalves (Dança).
Professores colaboradores: Diego Hoefel (Cinema e Audiovisual) e Leonel Brum (Dança).
Bolsistas da Dança: Isabella Moreira, Luana Caetano, Luisa Viana, Márcia Azevedo, Marjorye Maciel, Natália Almada.
Bolsistas do Cinema e Audiovisual: Breno Baptista, Mariana Nunes e Samuel Brasileiro.



  Projeto Improvisa


Esse 
projeto 
tem 
por 
objetivo 
desenvolver 
a 
improvisação.
Trata‐se
 de
 uma 
situação
 em
 dança,
 a
 partir
 de
 uma
 atitude
 do
 corpo
 em
 processo
 inventivo.
 Para
 tanto,
 encontros
 de
 improvisação
 e
 sessões
 de
 estudo/pesquisa
 artística
 buscam
 experimentar
 a
 invenção,
 o
 estado
 e
 a
 corporeidade
 dançante
 que
 atravessam
 o
 instante
 e
 a 
composição 
– 
cuja
 transliteração 
constrói‐se 
a
partir
 de
 uma
 poética 
do
 corpo
em 
movimento.



Coordenação:
Rosa Primo.
Colaboração:
Denise Parra.
Integrantes:
Bolsistas:
Clarissa Costa, João Paulo Barros, Luisa Viana e William Monte.
Estagiária:
Izabel Sousa.
Tumblr: Improvisa
Fã-Page: Improvisa
Canal no Youtube: Improvisa


Corpóreos


#Corpóreos: laboratório de pesquisa de movimentos tem como objetivo aproximar da comunidade, tanto acadêmica quanto externa, os eixos formativos dos cursos de Dança por meio de aulas prático-teórica. As aulas são, acima de tudo, um compartilhamento de saberes e têm por base dois eixos: pesquisa de movimento e criação em dança.
Esse projeto foi implantado em 2015 e é vinculado à Secretaria de Cultura Artística (SECULT ARTE) da Universidade Federal do Ceará.
Coordenador: Paulo Caldas
Bolsista: Thayane Cavalcante

Colaboradores: Hortência Cavalcante, Indira Brigido, Janaína Bento, Letícia Rocha, Raquel Maria e Thiago Torres.

Blog:
Córporeos


0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Dança UFC | TNB