Essa página será redirecionada para o nosso site oficial, www.danca.ufc.br

Docentes

Denise Parra
Doutoranda em Dança pela Universidade de Lisboa. Mestre em Performance Artística - Dança - pela Faculdade de Motricidade Humana|Universidade Técnica de Lisboa. Graduada em Dança (bacharelado e licenciatura) pela UNICAMP. Docente nos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte -ICA da Universidade Federal do Ceará - UFC, onde atuou como coordenadora e vice-coordenadora dos cursos de graduação em Dança, como coordenadora do PIBID- Dança, coordenadora do Projeto Improvisa e do projeto do Seminário Dança Teatro Educação. Organizadora das duas edições do livro do Seminário Dança Teatro Educação. Coordenou o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Dança|UCDB - Campo Grande|MS e foi docente neste mesmo curso.  Foi professora de Arte na rede pública de ensino do Estado de SP. Foi um dos membros do Colegiado Setorial de Dança - CNPC/ MINC e do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande/MS.  Atua principalmente nos seguintes temas: Improvisação, criação em dança, ensino da dança, formação docente e do artista da dança.

Emyle Daltro
Doutora em Arte contemporânea pela Universidade de Brasília – UnB, investiga modos de conexão entre diferentes materialidades/socialidades e as possibilidades de movimento, composição e aprendizagem em dança que surgem com essas relações, acompanhadas em proposições artísticas e educacionais. É mestra em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; tem especialização (Lato Sensu) em Planejamento e Gestão Cultural pela Universidade de Cuiabá em convênio com a PUC de Minas Gerais. É graduada em Comunicação Social pela UFMT. Possui formação na área de Dança (Advanced e Teaching Certificate da Royal Academy of Dance); Foi co-fundadora e intérprete-criadora do Grupo Casa - Artes do Corpo (2009-2010) e tutora dos cursos de Especialização em Artes Visuais e Gestão Cultural, ambos do SENAC do Distrito Federal – Ensino a Distância (2012-2013). Atualmente é professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Ceará – UFC. É membro dos grupos de pesquisa: Tecnologias, Ciências e Criação - Lab. TeCC e do Artes Híbridas (ambos ligados à UFMT), e também do Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena (UnB). Coordena o Projeto de Extensão Articulações entre dança no Ensino Superior, na Educação Básica e no Ensino não-formal (UFC).
Curriculum Lates: http://lattes.cnpq.br/7879803486891510

Leonel Brum
Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho - UGF/RJ. É coordenador e professor adjunto dos cursos de bacharelado e licenciatura em Dança do ICA/UFC - Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará desde 2010. Foi professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dança UniverCidade (2005 a 2006) e substituto do curso de Graduação em Dança do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, (2002 a 2003). É coordenador do Midiadança: Laboratório de Dança e Multimídia apoiado pela Secult-Arte/UFC. Foi um dos colaboradores dos projetos de extensão Memória Viva e Conexões Estéticas, ambos patrocinados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC em 2012, realizados em Fortaleza / CE.

Pablo Assumpção
Possui graduação em comunicacao social pela Universidade Federal do Ceará (1999); mestrado em Estudos da Performance - New York University (2002); mestrado em Comunicação e Semiótica - PUC-SP (2006); atualmente finaliza doutorado em Estudos da Performance pela New York University. Tem experiência na área de Performance, com ênfase em estudos do corpo e etnografia, atuando principalmente a partir dos seguintes temas: performance, cidade, corpo e erotismo, cultura popular e etnografia experimental.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2352095912659853

Patricia Cetano
Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2012). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002) e formação profissional em Dança Contemporânea pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes - Escola Angel Vianna (1999). Professora adjunta dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança e Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes, do Instituto de Cultura e Arte/ICA, da Universidade Federal do Ceará/UFC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Somática, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, performance, teatro físico e estudos da subjetividade/corporeidade.  http://lattes.cnpq.br/3805300292991429
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3805300292991429

                                    
Paulo Caldas

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2001) , graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985) , curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Angel Vianna (1994) , curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (1991) e curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna (1981) . Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Federal do Ceará.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3414261206382998


Rosa Primo
Rosa Primo é professora dos Cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará. Doutora, com estágio de um ano (2008) no Curso de Dança da Universidade Federal de Paris 8 (França); tendo como foco em suas pesquisas as questões que envolvem a corporeidade dançante. Graduada em jornalismo (PUC de Campinas / São Paulo). Líder do Grupo de Pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq), membro da Association des Chercheurs en Danse e coordenadora do Programa Institucional de Cultura de Bolsa de Iniciação à Docência: Pibid (CAPES). Foi coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e autora do livro ''A dança possível: as ligações do corpo numa cena''. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006 - ISBN 85.7563.220-5.

Thaís Gonçalves
Doutoranda em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa FMH/UL. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade, pelo Departamento de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Bacharelado e Licenciatura Plena) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP. Professora assistente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA/UFC, no setor de estudos Técnicas e Práticas de Dança. Pesquisa os seguintes temas: dança e educação, políticas públicas em dança, filosofia e história da dança. Coordenou o projeto de extensão Memória Viva - histórias da Dança no Ceará (2012 - 2013), no qual foram produzidos quatro documentários disponíveis no site memoriaviva.ufc.br, através de uma parceria entre as graduações em Dança e em Cinema e Audiovisual do ICA/UFC. Integrou a equipe de professores do projeto de extensão Conexões Estéticas (2012), finalizado com uma proposta artística. Editou os dois volumes da revista OlharCE, publicação da Bienal Internacional de Dança do Ceará, (2008 e 2011). Escreveu os textos históricos do livro Bienal Internacional de Dança do Ceará_Um percurso de intensidades (2011), em comemoração aos 15 anos do festival. Coordenou e organizou a publicação resultante do I Seminário Dança Teatro Educação - Docência artista do artista-docente (2012). Coordenou a comissão científica das duas primeiras edições do Seminário Dança Teatro Educação. Criou e coordenou o projeto DocDança, um espaço que disponibiliza acervo especializado em dança para alunos e professores do ICA/UFC (2012-2013). Integra o grupo de estudos vinculado ao Centro de Estudos em Artes Performativas, pela Universidade de Lisboa.
Thereza Rocha
Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012); Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO|UFRJ (2001); Bacharel em Comunicação Social/Cinema pela UFF (1996). Professora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC|Universidade Federal do Ceará, onde coordena o grupo de pesquisa CNPq QUINTAL: dança, pensamento, outras dramaturgias e regimes de dizibilidade e orienta o projeto PIBIC Por uma (des)ontologia da dança em sua contemporaneidade: uma escrita de processo. Diretora e dramaturgista de processos de criação, estreou Máquina de Dançar no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto (RJ), em 2014, agraciado como o Fomento à Cultura Carioca e selecionado como um dos 10 melhores espetáculos de dança do ano pelo jornal O Globo. Autora do livro Diálogo/Dança (São Paulo: SENAC, 2012), em parceria com Marcia Tiburi, prepara atualmente a publicação O que é dança contemporânea?, voltada para o público jovem, contemplada com o Prêmio Klauss Vianna 2013 e RUMOS Itaú Cultural 2013-2014. Foi professora-assistente dos cursos de graduação em teatro e em dança do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro|UniverCidade até 2010, onde coordenou o Curso de Pós-graduação Lato Sensu Estudos Avançados da Dança Contemporânea: coreografia e pesquisa. Foi professora substituta do setor de Dança e Filosofia do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e do setor de Dança do Instituto de Artes da UERJ. Foi Diretora da Divisão de Dança do Instituto Municipal de Arte e Cultura|RIOARTE da Prefeitura do Rio. Pesquisadora de dança e teatro, atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança e filosofia, história do corpo, corpo e linguagem e estética.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9450346202377323



Técnicos




Adriana Castro Araújo
Mestranda em Políticas Públicas de Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas.
Curriculum Lates: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8187567U0

David Leão


0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Dança UFC | TNB