Essa página será redirecionada para o nosso site oficial, www.danca.ufc.br

Palestra com Hugo Bianchi- Projeto Memória Viva UFC

quarta-feira, 6 de junho de 2012 0 comentários
ARTISTA NACIONAL CONVIDADA: Holly Cavrell (EUA/SP)
Palestra "Dança Moderna: Conceitos transformando a dança": 05/06 às 19h | Local: CCBNB | Oficina: 04 a 06/06 de 10h às 12h | Local: ICA Carapinima

A dança de nossa época é como uma rede de informações, entrelaçadas e filtradas a partir de nossas opções. Não é uma tendência só, mas uma cadeia de linguagens e estilos que se organizam e desorganizam dentro de um corpo que dança. Como fazer uma dança de nossa época?  O que dá forma a uma coreografia de hoje e como suas ideias se dialogam com aquelas do passado? Se nossos corpos carregam uma história então quais foram os conceitos e princípios que permitem a compreensão de época diferente da de hoje? Em quais aspetos se assemelham ou diferem uns dos outros? O objetivo principal desta palestra é buscar e apontar, dentro das duas gerações da dança moderna (1890 a 1920 e 1928 - 1938), pistas para entender tanto o artista ser transformado pelos seus contextos quanto ele é transformador da sua época. Reflete como a dança se organizou nestas épocas e como o pensamento de criadores singulares e revolucionários, preocupados com a liberdade de expressão, foi absorvido por grupos contemporâneos fundados não apenas por ideias comuns, mas que buscam qualidades de perenidade para sua arte.

Holly Cavrell 
Professora do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP, pela qual é doutora em Artes com a tese Dando Corpo à História, veio ao Brasil através da bolsa Fulbright de intercâmbio entre profissionais dos Estados Unidos e de outros países. Sua formação artística inclui: Dança Moderna, Balé Clássico, Jazz e treinamento vocal. Trabalhou na Suécia, México, Venezuela, França, Finlândia, Dinamarca e América Central. Atuou, como bailarina, em várias companhias de dança, entre as quais: Martha Graham, Paul Sanasardo Company e 5 X 2 Plus Dance Company. No Brasil, trabalhou com diversas companhias, como Ballet Ópera Paulista, Balé da Cidade de São Paulo, 1o Ato de Belo Horizonte e Cisne Negro. Diretora e coreógrafa da Cia Domínio Publico desde 1995, ganhou vários prêmios e editais. Entre seus trabalhos artísticos estão: Lacuna, Babel, Amor e Outras Conveniências, com os quais tem circulado por festivais nacionais.


ARTISTA DO CEARÁ CONVIDADO: Hugo Bianchi
Palestra em 06/06 às 19h | Local: CCBNB


Nasceu em Fortaleza, em 1926, o bailarino, professor e coreógrafo Hugo Alves Mesquita, Hugo Bianchi. É formado pelo Serviço Nacional de Teatro de Rio de Janeiro, onde aperfeiçoou sua técnica com Eros Volúsia, Tatiana Leskova, dentre outros. Fez cursos no Teatro Colón de Buenos Aires e no American Ballet e New York Ballet, nos Estados Unidos. Em Fortaleza, fundou a Academia e o Ballet Hugo Bianchi em 1966, o qual ainda segue dirigindo. Integrou o corpo de baile do conservatório da UNIRIO, hoje Centro Nacional de Artes da Secção do Teatro, a Escola Dramática de Fortaleza, o Teatro Escola do Ceará. Montou diversos repertórios clássicos ao longo de sua carreira e foi condecorado com diversas homenagens e premiações.

Mais informações: memoriaviva.ufc.br | memoriaviva@ufc.br

O Projeto Memória Viva – histórias da dança do Ceará é uma ação de extensão dos cursos de Dança e de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC. Este projeto tem como linhas de ação realizar quatro encontros com palestras e oficinas e uma série de documentários de artistas que fizeram e continuam fazendo a história dança no Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Dança UFC | TNB